Você Sabia?

Você Sabia?

Você sabe por que os bolsos da sua calça possuem pequenos botões?

Todos nós temos um par de jeans favorito, mas o que muitos não percebem é que o jeans tem uma determinada característica que os diferencia de todas as outras calças: Jeans são construídos de uma maneira específica, para mantê-los bem mais resistentes. Em outras palavras, é muito muito difícil rasgar um bom par de jeans. Para saber mais sobre este reforço de um século, veja a história abaixo. Muitas pessoas não sabem por que seus jeans são tão resistentes e duráveis, mas este pequeno pedaço da história é definitivamente interessante.

Os jeans se popularizam por mineiros que precisavam de roupas que suportassem sua intensa jornada de trabalho. De volta em 1850, na Califórnia, EUA, o alemão Oscar Levi-Strauss teve a ideia de utilizar o tecido criado na França. O resultado está aí até hoje: as calças jeans são as mais populares do mundo ocidental.

E quanto aos pequenos botões? Qual o seu propósito?

Um alfaiate chamado Jacob Davis era muito procurado pelos mineiros para remendar os bolsos que constantemente rasgavam e se soltavam das peças, uma vez que eles eram costurados nas calças e obrigados a suportar as pesadas ferramentas de trabalho.

Tentando solucionar o problema, Jacob criou rebites, que foram colocados nas extremidades dos bolsos, visando reforçar consideravelmente a costura nesses locais.

Apesar da brilhante ideia, Jacob não tinha dinheiro o bastante para patentear sua invenção. Foi quando ele procurou pelo próprio Levi Strauss, que ajudou a pagar a patente de sua ideia, e por cima configurou todos os seus futuros modelos de jeans com os botões criados por Jacob, e eles estão aí até hoje.

via LifeBuzz [h/t Mistérios do Mundo]

CONTINUAR LENDO

Posts relacionados