Você Sabia?

Você Sabia?

Você sabe para que serve aquele furinho na lateral das canetas?

A caneta esferográfica BIC é, no mínimo, um dos projetos mais bem sucedidos de todos os tempos. Todos os dias, cerca de 14 milhões são vendidas em todo o mundo. Em 2005, o valor das vendas totais ultrapassou 100 bilhões. É realmente difícil imaginar a vida sem essas pequenas canetas transparentes. É divertido pensar que a motivação para criar uma caneta esferográfica veio de László Bíró, um jornalista húngaro que estava cansado de encher canetas tinteiro e ter de esperar que a tinta secasse após a escrita. E a ideia para a invenção veio no dia em que ele viu uma bola rolar sobre uma poça d’água, deixando um rastro de água por onde passava. A partir daí, ele se reuniu com seu irmão György, que era químico, para inventar uma versão comercialmente viável do objeto.

Em 1938, os irmãos Bíró patentearam o design que trazia como diferencial uma pequena bolinha na ponta, que rolava e liberava a tinta do cartucho. Embora tenham existido versões anteriores de canetas esferográficas, boa parte delas não fez sucesso por apresentar vazamentos, ressecamento e problemas na distribuição de tinta. Dois anos depois, os irmãos começaram a licenciar o design para fabricantes dos Estados Unidos e da Inglaterra e em pouco tempo a história das canetas BIC teve início.

Função dos furinhos

Sua função é igualar a pressão atmosférica dentro e fora da caneta. Se não houvesse esse furinho, a caneta estouraria (e faria uma tremenda sujeira) sempre que fosse transportada para um prédio muito alto, dentro de um avião ou no topo de uma montanha. De fato, muitos pilotos após a Segunda Guerra Mundial substituíram o lápis pela Bic pela praticidade e segurança, o que também ajudou a popularizar o produto pelo mundo.

Além desse furinho que você já sabe para que serve, as tampas dessas canetas também têm outro buraco, um pouco maior, no topo. Esse detalhe no design é mais novo, tendo aparecido em 1991. Esse furo não têm como objetivo melhorar a funcionalidade da caneta, mas sim aumentar a segurança de quem as usa, ou melhor, morde. Esses buraquinhos na tampa foram instalados para que as crianças (e também adultos) tivessem menos riscos ao engoli-la, uma vez que o furo permite uma passagem de ar quando o objeto é engolido, e isso costuma acontecer mais do que você imagina.

[Mega Curioso]

CONTINUAR LENDO

Posts relacionados