Você Sabia?

Você Sabia?

11 mitos sobre nosso corpo que acreditamos a vida toda

Há tantos fatos sobre nosso corpo que aprendemos na escola ou ouvimos de adultos. No entanto, muitos deles estão longe de ser verdade. Descobrimos quais afirmações sobre nosso corpo você deve parar de acreditar.

Mito 1: as pílulas de vitamina nos mantêm saudáveis

Com apenas um tablete, podemos melhorar nossa saúde? Na verdade, não é o caso. As vitaminas apenas regulam os processos em nossos corpos e devemos ter cuidado ao tomá-las em forma de comprimido, uma vez que uma quantidade excessiva delas pode fazer mais mal do que bem.

Mito 2: o sangue desoxigenado é de cor azul

O sangue com falta de oxigênio, que é bombeado pelas veias para o coração, definitivamente não é azul – é uma cor vermelha escura. Nos livros escolares, ele é colorido azul para enfatizar o contraste com o sangue oxigenado. As veias que você pode ver através da sua pele parecem azuis porque a luz que brilha sobre elas é refratada.

Mito 3: O açúcar mascavo é mais saudável que o açúcar branco

De fato, açúcar branco e mascavo são o mesmo. Eles diferem em termos de uso do melaço, o que dá a um produto uma cor escura. O açúcar mascavo é muitas vezes considerado erroneamente saudável porque não é tão doce quanto o açúcar branco, devido à maior quantidade de água que o primeiro contém.

Mito 4: o álcool mata células cerebrais

Uma grande quantidade de álcool afeta processos metabólicos no corpo e pode levar a um déficit de oxigênio. Isso pode prejudicar as conexões entre células cerebrais, mas não faz nada para as próprias células.

Mito 5: O açúcar torna as crianças hiperativas

O açúcar não faz as crianças hiperativas – isso não passa de um mito. O açúcar significa calorias e calorias significam energia. Então, quando algumas crianças comem muitas coisas doces, a energia simplesmente flui para fora delas. Mas lembre-se disso, acima de tudo, o açúcar é prejudicial aos dentes.

Mito 6: as células nervosas não se regeneram

O suposto fato de que as células nervosas não podem se regenerar não é um fato. A morte das células nervosas é um processo constante e totalmente natural. Novas aparecem em várias partes diferentes do cérebro. Quando uma pessoa se sente estressada, são os produtos químicos que fazem com que essas células funcionem e interajam umas com as outras, em vez das células nervosas propriamente ditas, que estão esgotadas.

Mito 7: O hemisfério esquerdo do cérebro é a fonte da criatividade; O hemisfério direito é a fonte da lógica

É verdade que o hemisfério esquerdo do cérebro é responsável por certas funções e o direito, para outras. Mas os cientistas ainda não encontraram pessoas que tenham um lado mais desenvolvido do que o outro. O ponto é que várias partes do cérebro funcionam como a fonte coletiva de nossa criatividade, e estão localizadas nos hemisférios direito e esquerdo.

Mito 8: você precisa ter oito horas de sono por noite

Todo mundo sabe que devemos dormir oito horas por noite. No entanto, diferentes pessoas precisam de diferentes quantidades de sono, e tanto o excesso como a falta de sono podem ter efeitos negativos sobre a nossa saúde. Para algumas pessoas, é suficiente dormir seis horas para se sentir bem, enquanto outros se sentem exaustos mesmo depois de terem dormido durante nove horas.

Mito 9: antibióticos matam vírus

Os antibióticos apenas matam bactérias. A gripe é causada por vírus que não reagem aos antibióticos. Nesse caso, é como aplicar um Band-Aid para se livrar de uma dor de cabeça: ele simplesmente não funcionará.

Mito 10: Chocolate dá cravos

Os cientistas realizaram um experimento: deram a dezenas de pessoas barras que continham dez vezes mais chocolate que o normal. Quando compararam o número de cravos que essas pessoas tinham antes e depois do experimento, não encontraram diferenças. Pode parecer estranho, mas é verdade. 

Mito 11: o açúcar é viciante

Em 2009, um livro revelou os resultados de um experimento em que ratos de laboratório se alimentaram de grandes quantidades de açúcar ao longo de vários dias. Uma vez que experimentaram essa dieta, eles não podiam mais viver sem uma dose. No entanto, quando o experimento foi repetido com seres humanos, o mesmo efeito não ocorreu. E, é claro, os seres humanos não podem sobreviver só de açúcar.

Bônus

  • O barbear faz seus pelos mais grossos. Com a idade, os pelos tornam-se mais grossos e mais escuros, mas isso não tem nada a ver com o barbear. Após o barbear, os pelos têm as pontas cortas, o que dá o efeito de pelos rígidos.
  • Você deve dormir 8 horas por dia. Os cientistas acreditam que os períodos de sono são diferentes para cada pessoa. Depende dos seus genes e de muitos outros fatores. Tente ouvir seu corpo para entender o que ele precisa.
  • Urinar pode reduzir a dor de uma picada de água-viva. Este mito tornou-se muito popular após um episódio de Friends. Mas a urina não pode neutralizar a queima após uma picada de água-viva. Será muito melhor lavar a área afetada com água limpa.
CONTINUAR LENDO

Posts relacionados