Você Sabia?

Você Sabia?

10 frutas que eram muito diferentes antes dos seres humanos as domesticarem

Dá próxima vez que você der uma mordida em um pedaço de melancia, em uma cenoura ou em uma espiga de milho, lembre-se de que esses produtos não são mais como a natureza os desenhou e que eles mudaram bastante nas últimas décadas.

Mudanças genéticas em alimentos é algo que causa muito debate, mas os seres humanos já fazem isso há milhares de anos através de reprodução seletiva e domesticação. De bananas a berinjelas, esta lista mostra como nós mudamos drasticamente a natureza.

1 – Melancia

O quadro feito entre 1645 e 1672 mostra como era a melancia a séculos atrás. Muito mais branca do que vermelha (completamente o contrário de hoje em dia).

2 – Banana

A banana “selvagem” é muito diferente da que conhecemos hoje, com bastante sementes, grandes e duras e um formato mais arredondado.

3 – Berinjela

A Berinjela é arredondada e tinha uma cor branca. Parecia com um ovo (por isso o nome inglês Eggplant). Com o tempo e através de reprodução seletiva ela esticou e acabou se tornando roxa e com mais “carne”.

4- Cenoura

As cenouras mais antigas cultivadas pelo ser humano são datadas do século 10, na Pérsia e Asia Menor. Elas eram originalmente roxas ou brancas com uma raiz bem fininha, como a da foto.

 

5- Milho

Talvez a amostra mais icônica de reprodução seletiva é o milho que conhecemos hoje. Ele evoluiu de uma planta pequena e que mal dava para comer. O milho começou a ser domesticado por volta de 7 mil anos antes de cristo e era seco como uma batata crua.

6- Pêssego

A pêssego foi criado na China antiga e era uma fruta pequena e com gosto de lentilhas. Em 4.000 antes de Cristo, ela começou a ser domesticada com o plantio das sementes das frutas mais doces. Isso resultou nessas frutinhas crescendo cada vez mais, se tornando as deliciosas e apetitosas frutas que conhecemos hoje.

7- Morangos

Os morangos selvagens são menores do que os que compramos no mercado. Eles parecem um pouco com amoras e em alguns lugares são até considerados ervas daninhas. Os morangos como conhecemos são uma mistura dessa espécie com morangos europeus.

8- Laranjas

As laranjas não foram sempre como as conhecemos. Elas são produtos da domesticação do limão e de outras frutas como o pomelo e a tangerina.

9 – Tomates

10 – Maçã

A fruta progenitora da maçã, a “Maçã selvagem da Asia Central”, é bem diferente da maça que estamos acostumados. Ela é toda vermelha, sem parte branca, o que dá uma impressão bem diferente da fruta.

 

 

CONTINUAR LENDO

Posts relacionados