Você Sabia?

Você Sabia?

10 dicas para novos motoristas que não são ensinadas na autoescola

Mesmo os motoristas mais experientes nem sempre conhecem todas as sutilezas ou nuances que facilitam a condução. Vamos explicar como você pode se sentir à vontade ao dirigir, aprender a evitar situações perigosas e se tornar um motorista confiante.

1. Verifique se todos os seus espelhos estão ajustados corretamente.

Se os seus espelhos não estiverem corretamente ajustados, terá um ponto cego. Um ponto cego é uma parte da estrada que você não pode ver, então você pode perder de vista um carro viajando por uma faixa de tráfego adjacente. Para eliminar pontos cegos, ajuste seus espelhos laterais para que você veja bem pouco do seu carro. Para verificar se há um ponto cego, passe por outro carro estacionado, olhando em seu espelho retrovisor. Assim que ele estiver fora de vista, você deve vê-lo com sua visão periférica. O espelho retrovisor interno deve ser ajustado para que você possa ver a janela traseira do seu carro inteiramente. Ao ajustar os espelhos, você deve estar em sua posição de condução normal.

2. Aprenda a sentir onde estão as rodas.

Se você quiser evitar os buracos na estrada e não arranhar as calotas quando estacionar, você precisa aprender a sentir onde estão as rodas. Pegue uma garrafa de plástico vazia, amasse e coloque em um local aberto e sem pedestres. Pratique a condução sobre ela com suas rodas dianteiras, uma de cada vez. Abra a janela para ouvir a fricção do plástico.

3. Estacione guiando-se pelas janelas e espelhos

Quando o estacionamento for perpendicular, pare assim que você ver o meio fio abaixo do retrovisor lateral. Desta forma, a distância entre o carro e a calçada será mínima, e você não vai arranhar o para-choque. Quando estacionar paralelamente, certifique-se de não arranhar as calotas. Coloque um pedaço de fita adesiva colorida na parte inferior do para-brisa. Pare assim que a marca coincidir com a linha de calçada. É melhor estacionar no sentido inverso: desta forma, o meio fio fica visível nos espelhos retrovisores laterais, então não estacionará perto.

4. Secar seus freios depois de dirigir através de uma poça.

Antes até mesmo de uma poça pequena, você deve diminuir a velocidade e atravessá-la suavemente sem manobrar ou acelerar. Se você dirigir rapidamente, há uma grande chance da água entrar no sistema de ignição e fazer o motor parar. Além disso, pode acontecer a aquaplanagem — quando o carro perde a tração, e você perde o controle dele. Depois de passar por uma grande poça, não desligue o motor e não mude a velocidade. Seque os freios primeiro: pressione o pedal do acelerador, aperte o pedal do freio algumas vezes. A fricção causa calor, de modo que a água se evapora das pastilhas de freio.

5. Observe as manobras de carros mais altos na sua frente.

Fique atento não só para o carro da frente, mas também para aqueles que estão mais adiante. Os motoristas de veículos mais altos (caminhões e ônibus) veem as situações da estrada muito mais claramente. Se eles começam a mudar de pista de uma só vez, é provável que eles viram um acidente de carro ou um tipo de barreira. Siga o exemplo e mude de pista também.

6. Se o carro não ligar, ligue os faróis de luz alta

Às vezes, no inverno, o carro simplesmente não ligará na primeira tentativa. Antes de tentar ligá-lo, aqueça a bateria do seu carro, ligando os faróis na luz alta. O rádio ou o indicador também podem funcionar.

7. Abaixe seu espelho retrovisor de noite.

Muitos motoristas não sabem que o retrovisor interno padrão tem 2 modos: modo diurno e modo noturno. Para evitar ser cegado pelos faróis do carro atrás de você, mude o ângulo do espelho, puxando a alavanca para baixo.

 

 

8. Se um carro na faixa vizinha estiver diminuindo a velocidade, siga o exemplo

Se você vê um carro na pista vizinha diminuindo a velocidade, você deve fazer o mesmo. É provável que o motorista queira deixar passar um pedestre ou um animal.

9. Não deixe a ilusão da velocidade baixa enganar você

Em uma estrada reta, a velocidade parece ser 2 vezes menor do que realmente é. Se você não desacelerar antes de uma curva, o carro pode começar a deslizar.

10. Não gire as rodas com antecedência quando for fazer uma curva para esquerda

É perigoso girar as rodas com antecedência antes de fazer uma curva à esquerda. Elas devem estar na posição inicial. Se um carro te atingir na traseira, seu carro pode ser empurrado para o meio da rua ou avenida, onde a colisão com outros veículos será inevitável.

CONTINUAR LENDO

Posts relacionados